Quando não se realiza manutenção preventiva adequada ou quando não se monitora os sistemas secundários responsáveis por manter o sistema geral em perfeito funcionamento, um gerador de energia apresenta diversos tipos de problemas de funcionamento, principalmente falhas de partida.
Realize previamente um estudo de carga
Para que seja possível fornecer potência equivalente para suprir a energia de um shopping, por exemplo, precisa chegar até o gerador uma carga de energia tal que suporte todo o trabalho. Por esse motivo é fundamental que antes da instalação da máquina, um profissional faça um levantamento do quanto de carga será preciso, pois se assim não for o motor nem terá partida.
Esse profissional precisa estar atento para as suas considerações sobre o tipo de carga, o local em que o gerador estará instalado, as características que dizem respeito à temperatura ambiente e à umidade, além de quantas horas o sistema de operação funcionará por dia.
Tenha atenção com os reservatórios ou baterias
Dentro dos tipos de geradores existem aqueles que funcionam através de combustíveis e aquele por baterias. O motor de uma máquina é composto de alguns sistemas secundários que atuam permanentemente para garantir o correto funcionamento. Se o reservatório de combustível ou a bateria externa para a alimentação e partida do motor não estiverem adequadamente abastecidos ou carregados, impossibilita a partida e o funcionamento de todo o motor.
Níveis de fluidos de arrefecimento baixos
Nesse caso a manutenção preventiva é importante, uma vez que os baixos níveis de fluidos de arrefecimento para o motor podem ser ocasionados por vazamentos. Manter limpo, inspecionar se o óleo do motor mudou de coloração ou se apresenta uma consistência leitosa e com crostas, apontam que os aditivos secaram.
Ter cuidado com a temperatura desse líquido também é primordial. Para que haja a partida imediata do motor, o sistema tem que operar em pré-aquecimento mesmo em modo de espera. O líquido deve se manter aquecido para evitar que as baixas temperaturas retardem a partida do motor.
Observe os níveis de carbonização
Quando um motor é projetado, ele é programado para operar segundo uma quantidade de carga específica. De modo que se ele receber menos e operar assim por um grande período de tempo, o calor produzido dentro do motor não será o bastante para que todo o combustível seja consumido. O resultado disso é que se formam partículas carbonizadas que se acumulam na máquina, que podem ser sobras do combustível não queimado, óleo lubrificante, vapores transformados em água líquida ou mesmo ácidos do escapamento.
Esse acúmulo atrapalha a partida do motor fazendo com que ele engasgue, por isso uma orientação a ser feita, além da devida limpeza de todo o motor, é testá-lo em um banco de carga diferente. Então quando há uma falsa carga no complexo do gerador, ela manterá o motor devidamente carregado e impedirá a falha de partida.
A Luminus Eletricidade oferece soluções completas para os clientes no provimento de energia temporária e definitiva com locação e instalação de gerador e grupos de geradores e venda, através de projetos customizados. Faça uma cotação online ou ligue para agendar uma visita técnica. Siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe o nosso blog.
O post As principais razões de falhas de partida em geradores de energia apareceu primeiro em Luminus - Eficiência Energética.
Você também pode se interessar por



Inscreva-se em nossa newsletter
Contate-nos
Solicite cotação agora!
Preencha o formulário abaixo, nossa equipe entrará em contato.